Photobucket

Entrevista a Diogo Pinheiro, Campeão Nacional de Skiff Pesos Ligeiros.


O Navalista esteve à conversa com Diogo Pinheiro, grande promessa do Remo Navalista e Nacional. Aqui vos deixamos a entrevista. Esperemos que gostem.




Nome?
Diogo Pinheiro 
 Idade?
23anos
 Naturalidade?
Coimbra


Gostos e Interesses

4.       Gostas de…
De estar no meio do rio, ouvir musica, passear sem destino.

5.       Não gostas de…
Estar sozinho, ficar parado durante muito tempo…

6.       Uma paixão…?
O remo e a minha namorada.

7.       Ainda estudas ou já trabalhas? (Se estudas, qual o curso e se trabalhas, qual a área?)
Estou no 4º ano de enfermagem.

8.       Qual a importância…
a)      …da tua família?
Grande apoio
b)      …dos teus amigos?
Escape!
9.      
    Como é que te auto-caracterizas?
Uma pessoa persistente.

10.   Se pudesses fugir durante um ano para uma ilha deserta levarias…? :)
Tudo o que precisasse. :)

11.   Até à data presente, fala-nos de algo que tenha tido bastante importância na tua vida?
O dia em que entrei para o remo, mudou muito a minha vida.

12.   Tiveste ou tens alguma alcunha? Se sim, qual e porquê?
Não tenho nenhuma alcunha, apenas sempre me chamaram Pinheiro devido a ser o meu último nome.

13.   Uma palavra para os figueirenses…
Que olhem mais para o remo e o apoiem, tanto o remo como outros desportos alem do futebol, porque não é apenas este que dá alegrias.

14.   Na tua opinião, o que é preciso para ser um bom remador?
Acima de tudo que se seja uma pessoa corajosa, porque não é qualquer pessoa que depois de experimentar fica para além da diversão! É preciso ter muita força de vontade e capacidade de sofrimento para se obter resultados, não só a nível nacional mas especialmente a nível internacional.

Passado

15.   Fala-nos um pouco do teu percurso no remo: por onde passaste, as dificuldades que encontraste, pessoas marcantes na tua formação, etc.
Comecei a remar no ginásio devido a este ficar perto de minha casa e na altura tinha 15 anos. Após a minha entrada na universidade começaram a surgir alguns problemas de compatibilidade e mudei-me para a Naval, onde sempre tive todo o apoio. Durante todos estes anos que remei, tive a sorte de remar com pessoas mais velhas e experientes, o qual me motivou sempre muito a treinar e talvez me tenha ajudado a evoluir como remador.

16.   Em termos de educação? Há alguma referência na tua vida? Se sim, porquê?
Tenho que agradecer aos meus pais toda a educação que me deram, tudo o que sou é graças a eles.

17.   E em termos escolares? Que tipo de aluno eras/és?
Era um aluno médio, já que sempre pus o remo à frente de tudo.

18.   Um treinador que te tenha marcado? Porquê?
Não tenho nenhum treinador para nomear, apenas posso dizer que por todos os treinadores que já trabalhei, todos me ajudaram muita na minha evolução como remador.

19.   Quais são as tuas referências em termos de remadores?
      Além de remadores internacionais que existem, posso referir dois atletas que admiro muito que são portugueses (Pedro e Nuno), pelo trabalho e resultados que tem vindo a fazer, já que são atletas que por vezes trabalho com eles de perto com muito prazer.

 
Presente

20
1.   Fala-se muito sobre o porquê de a Figueira da Foz não acompanhar com mais entusiasmo a Naval 1º de Maio em todas as modalidades? Tens alguma opinião formada sobre este assunto? 
     Talvez porque os figueirenses não sejam pessoas dadas ao clube da sua terra! Uma pergunta que é difícil de poder responder e que também gostaria de ter uma resposta mais concreta, do porquê de não haver grande apoio a nível das pessoas ou mesmo de empresas para certas modalidades como o caso do remo.

21.   Quais as dificuldades que, presentemente vês como barreiras para o crescimento do remo a nível nacional?
Talvez de falta de divulgação e de apoios, mais não me irei manifestar.

22.   Tivemos, há pouco tempo, o Campeonato Europeu de Remo em Montemor, onde conseguiste uma excelente classificação. Superaste as tuas próprias expectativas? Como te sentiste ao conseguires tão boa classificação?
Posso admitir que foi um bom resultado. Não superou as minhas expectativas devido a ser um pouco exigente comigo mesmo e tinha como objectivo os 6 primeiros. Mas fiquei bastante contente, já que tive como adversários grandes atletas que já foram campeões do mundo, que já foram a jogos olímpicos e outros que ainda são os actuais campeões do mundo e consegui andar ao nível deles e muito perto destes, o que significa que com mais trabalho e dedicação poderei andar no topo com eles. Nunca se sabe!

Futuro

23.   Tens obviamente projectos para o teu futuro pessoal? Queres falar aqui um pouco deles?
Ao nível desportivo tenho o sonho que qualquer atleta tem, que é a participação nos jogos olímpicos, mas para isso não basta apenas força de vontade e sacrifício, são necessários os apoios internos e externos.

24.   Que mensagem queres deixar às pessoas que seguem afincadamente o remo?
Que o continuem a seguir, apoiem e que façam a sua divulgação, só assim este desporto pode crescer.

25.   E àquelas que não seguem? :)  
      Assistam a uma prova de remo e vão ver que se apaixonam por este desporto.

26.   Se conheces “O Navalista”, o que achas que poderemos melhorar, num futuro próximo?
Do que eu conheço e já pude observar desde que sou atleta da Naval, penso que o site até está bastante interessante e actualizado, penso apenas que poderiam dar mais realce ao remo e não apenas ao futebol.


Desde já, agradecemos ao Diogo e responsáveis pela secção do Remo, por terem permitido que realizássemos esta entrevista.


0 comentários: