Photobucket

Juvenis A: SL Benfica 3-1 Naval 1º de Maio


FICHA DE JOGO:

Sport Lisboa e Benfica 3 - 1 Associação Naval 1º de Maio

Campeonato Nacional de Juvenis - 1ª Jornada da 1ª Fase, Série C

Data: 15/08/2010
Hora: 11:00
Local: Campo nº 1 do Caixa Futebol Campus, Seixal.

SPORT LISBOA E BENFICA: 1 - Bruno Varela, 2 - Flávio Luz, 3 - Pedro Torrado (Capitão), 4 - Fábio Cardoso, 5 - Fábio Rebelo, 6 - Muelson Samate, 7 - Sancidino Silva "Dino", 8 - Guilherme Matos (Sub-Capitão) (17 - Hélder Costa, 53'), 9 - Alsény Bah (18 - Dennis Campos, 73'), 10 - Marcelo Lopes (15 - Bernardo Silva, 66') e 11 - Marcos Lopes "Ronny".
Suplentes não-utilizados: 12 - João Guedes, 13 - David Carvalho, 14 - João Nunes, 16 - Miguel Cardoso.
Treinador: Bruno Lage
Treinador-Adjunto: Fernando Chalana e Pedro Valido
Director: José Henrique

ASSOCIAÇÃO NAVAL 1º DE MAIO: 1 - Pedro Cavaleiro, 14 - Pedro Barbosa, 4 - Rafa, 3 - Daniel Azambujo, 23 - Carlos Barbosa, 16 - Rafael Barbosa, 8 - Rodolfo (Capitão), 11 - Carlos, 10 - José Pedro (5 - Paganini, 80'), 21 - Adilson (6 - Mota, 56') e 9 - Valter (20 - Diogo Lima, 75').
Suplentes não-utilizados: 24 - Ricardo Correia, 22 - Rui e 15 - Marcelo Cardoso.
Treinador: João Camarão
Treinador-Adjunto: João Cravo
Director: João Luís

Equipa de Arbitragem: Jorge Maia (árbitro principal), Duarte Cerveira e Carlos Maia (árbitros assistentes), AF Santarém.

Disciplina: Nada a assinalar.

Resultado ao intervalo: 3-0
Resultado final: 3-1

Marcadores: Alsény Bah (2' e 6'), Sancidino Silva "Dino" (14' g.p.) e Valter (62').

Melhores em campo: Sancidino Silva "Dino" (SL Benfica) e Carlos (Naval 1º de Maio).


_____________________________________________________________________________________________________________


CRÓNICA:

O Benfica começou da melhor forma o Campeonato Nacional de Juvenis, ao receber e vencer a Naval 1º de Maio por 3-1, com todos os golos encarnados a serem alcançados nos primeiros 15 minutos, depois de um primeiro susto dos visitantes. A segunda parte trouxe um jogo mais morno, com um ritmo mais baixo, próprio de início de temporada e também ajudado pelo muito calor que se fazia sentir no Seixal.

Equipas no tradicional 4x3x3

A equipa da Figueira da Foz entrou em campo também com um 4x3x3, "disfarçado" de 4x1x4x1 quando a hora era de defender. Na baliza alinhou Pedro Cavaleiro, com uma linha defensiva composta por Pedro Barbosa na direita, Carlos Barbosa na esquerda, e com Rafa e Daniel Azambujo no centro. No meio-campo, Rafael Cardoso esteve mais recuado, com Rodolfo e José Pedro um pouco mais adiantados, mas também no centro. Na ala direita a Naval apresentou Carlos, com Adilson do lado contrário, sendo que Valter alinhou como ponta-de-lança, muitas vezes sozinho na frente de ataque.

Entrada demolidora do conjunto encarnado

O início da partida teve muitas e bem sucedidas ocasiões de golo, o que permitiu desde cedo o Benfica adiantar-se no marcador e controlar a partida. Mas até foi a Naval quem entrou melhor na partida, e chegou mesmo a marcar, embora não tenha contado. Logo no primeiro minuto, depois de uma boa jogada na direita, aparece o cruzamento, com Adilson a desviar para o fundo da baliza, mas o árbitro de pronto assinalou uma posição irregular do jovem da Naval, numa decisão muito contestada pelo banco.

O Benfica não acusou o toque, e logo no minuto seguinte adianta-se no marcador. Dino tem uma excelente jogada no meio, e à entrada da área encontra Alsény Bah sozinho, com o avançado encarnado a não perdoar e a fazer o 1-0. Apesar do golo madrugador, o Benfica não tirou o pé do acelerador, e o segundo golo não havia de demorar. Primeiro, aos cinco minutos, Marcelo Lopes bate um canto da esquerda, e Pedro Torrado aparece no meio a tentar o desvio, mas a bola sai à figura do guarda-redes visitante.

Até que aos seis minutos, aparece mesmo o segundo golo. Marcelo Lopes aparece sozinho na esquerda, e tira um cruzamento com conta, peso e medida para o segundo poste, onde aparece novamente Alsény Bah a desviar de primeira para o fundo da baliza, sem hipótese de defesa para Pedro Cavaleiro. O Benfica continuava dono e senhor do encontro, e aos 11 minutos, foi Marcos Lopes a tentar a sua sorte, ainda de longe, com um belo pontapé, mas a bola sai ligeiramente por cima.

Até que aos 14 minutos aparece o terceiro golo. Dino tem mais uma arrancada pelo lado direito, e logo após entrar na área, sofre um toque de um defesa contrário, com o árbitro a não hesitar e a apontar para a marca de 11 metros. Chamado a converter a grande penalidade, o próprio Dino atirou com convicção com a bola a ir para um lado e o guarda-redes para o outro, como mandam as regras, chegando assim ao 3-0.

O jogo tinha quase sentido único, e aos 16 minutos, foi Marcos Lopes a tentar a sua sorte, de livre directo, com a bola a sair em jeito e colocada, para uma defesa difícil de Pedro Cavaleiro. Na recarga, Dino demorou muito e não conseguiu dar seguimento à jogada. A Naval conseguiu responder aos 25 minutos, com um bom trabalho de José Pedro, a que se seguiu um bom remate do próprio, ainda de longe, com a bola a não passar longe mas por cima.

Aos 27 minutos, o Benfica esteve perto do quarto golo. Muelson Samate faz um grande passe a desmarcar Marcos Lopes, que perante Pedro Cavaleiro tenta fazer um bonito chapéu ao guardião da Naval, com a bola a não sair com força suficiente e com a defesa da Naval a cortar o lance. Nos dois lances seguintes dignos de registo, foi Marcelo Lopes quem esteve em plano de destaque, com dois bons remates de fora da área, aos 32 e 35 minutos, mas no primeiro Pedro Cavaleiro fez uma excelente defesa, enquanto no segundo a bola acabou na malha lateral.

Já com o intervalo a chegar, foi Dino quem deu o último sinal de perigo desta primeira parte, com uma boa jogada individual da esquerda para o meio, culminada com um remate forte, mas torto. Pouco depois, o árbitro de Santarém apitava para o intervalo, com o Benfica a ir para o descanso com uma confortável vantagem de três golos, cedo alcançada no encontro.

Um golo da Naval e pouco mais para ver na segunda parte

A segunda parte começou tal como terminou a primeira, com o Benfica a ter mais bola e a controlar o jogo, com a Naval a tentar explorar a velocidade dos seus jogadores da frente, mas a esbarrar na boa organização defensiva das jovens águias. O primeiro remate desta segunda metade apareceu apenas aos 50 minutos, e para o conjunto que viajou da Figueira da Foz. Carlos ficou com a bola já perto da área, e de pronto tentou o remate forte, que no entanto saiu um pouco ao lado da baliza de Bruno Varela.

O Benfica conseguiu responder aos 58 minutos. Num passe ainda de muito longe, a bola chega a Alsény Bah, que aparece sozinho na frente de ataque, mas na altura de rematar, já Rafa tinha recuperado e consegue cortar o perigo e evitar que o avançado encarnado fizesse o seu terceiro golo nesta partida. A Naval só conseguia chegar à baliza de Bruno Varela com remates de longe, e foi dessa forma que Valter tentou incomodar o guardião encarnado, mas a bola saiu à figura.

O Benfica parecia agora com nova vontade de chegar ao golo, e de um livre batido da esquerda por Marcelo Lopes e cortado pela defesa navalista, a bola chega a Marcos Lopes, que de primeira atira para a baliza, com o golo a ser evitado por mais uma boa estirada de Pedro Cavaleiro. Aos 61 minutos, foi novamente Marcos Lopes a aparecer em bom plano na esquerda, e a tirar um cruzamento para o segundo poste, onde Dino se antecipa a um defesa da Naval e atira para a baliza, com mais uma boa defesa do guardião visitante.

E na sequência foi a Naval quem chegou ao golo. Numa falha defensiva, o capitão Pedro Torrado perde a bola na defesa para Valter, com o avançado da Naval a ficar isolado e a atirar para o fundo das redes, à saída de Bruno Varela. A Naval marcava, e parecia querer entrar novamente na discussão do jogo.

Mas o Benfica continuava a aparecer mais no ataque. Num livre longo da esquerda, Marcos Lopes volta a colocar a bola "direitinha" no segundo poste, com Dino a aparecer a cabecear, mas com a bola a sair por cima. Aos 70 minutos, o Benfica tem a melhor ocasião da segunda metade, com Muelson a fazer um bom passe para Alsény Bah, que domina e deixa a bola para Dino, vindo de trás. O "7" encarnado atira com força, com a bola a acertar em cheio no poste da baliza de Pedro Cavaleiro.

O jogo continuava com um ritmo baixo, próprio do início de temporada e do calor que cada vez era mais intenso no Seixal, além das várias alterações que os treinadores iam fazendo. E com o aproximar do final do encontro, as jovens águias tiveram ainda duas boas situações de golo. Primeiro, aos 79 minutos, Bernardo Silva tira um cruzamento para a área, onde aparece Dino em boa posição para cabecear quase em cima da linha de golo, mas não consegue chegar à bola. E já em tempo de descontos foi Hélder Costa que do bico esquerdo da área atira fortíssimo, com a bola a não passar longe e a bater na malha lateral.

Pouco mais havia para ver, e pouco depois o árbitro escalabitano apitava para a final da partida. Vitória do Benfica por 3-1, num jogo onde o domínio encarnado foi claro, principalmente na primeira parte. Os encarnados começam assim da melhor forma o Campeonato Nacional de Juvenis 2010/2011, e na próxima jornada tem uma curta viagem até ao terreno do Belenenses, enquanto a Naval recebe em casa o Estrela da Amadora, hoje goleado (0-7) pelo Sporting, na Reboleira.

DESTAQUES (Associação Naval 1º de Maio):

A equipa da Naval entrou bem na partida e quase surpreendeu o Benfica, mas o golo marcado no primeiro lance da partida foi anulado por pretenso fora-de-jogo. A partir do primeiro golo sofrido a equipa desmoronou-se, e demorou algum tempo a voltar a encontrar-se. Destaque para o guardião Pedro Cavaleiro, que evitou que a equipa sofresse mais um par de golos, com um conjunto de boas defesas, de nível elevado. O capitão Rodolfo foi incansável no meio-campo, enquanto José Pedro tentou várias vezes organizar o jogo ofensivo da sua equipa, ganhando mais destaque após o intervalo. Adilson e Carlos foram um perigo à solta nas linhas, principalmente o último, que mostrou bons pormenores técnicos, e deu algumas dores de cabeça à defensiva encarnada. Valter andou sempre muito sozinho na frente, a sua insistência deu frutos no lance do golo, mas saiu desgastado e tocado já na parte final do encontro.

DECLARAÇÕES:

Mister João Camarão (Naval 1º de Maio):

"Penso que o jogo teve duas partes bastantes distintas. Entrámos a marcar, num lance que na minha opinião é legal, e logo a seguir sofremos um golo, na minha opinião também algo facilitado. Foi um duro golpe nessa altura, e a equipa reagiu mal, tivemos 20 minutos mesmo muito maus, onde deixámos o Benfica jogar à vontade, onde não houve pressing da minha equipa, e o Benfica acabou por chegar naturalmente ao 3-0, como boa equipa que é e com os bons jogadores que tem. Ao intervalo falámos, tentámos tranquilizar os jogadores, parece que havia algum receio em ter a bola, em jogar e em encarar o adversário, mas nós temos de respeitar toda a gente, mas não podemos ter receio de jogar seja em que campo for e contra que equipa for. Na segunda parte demos uma resposta positiva, o jogo também abrandou, a intensidade não foi a mesma, o ritmo baixou bastante, também muito devido ao calor, e demos uma boa imagem, tivemos aí um rendimento muito mais perto do que pretendemos e do que é exigível neste tempo de competição.

Quanto à nossa estreia, não nos calhou bem nesta altura defrontar logo o Benfica, tivemos algumas limitações de jogadores, cinco ou seis jogadores, alguns deles potenciais titulares, mesmo sendo todos potenciais titulares, havia ali dois ou três jogadores que disponíveis jogavam hoje. E apanhar assim o Benfica, o adversário que é, foi mais complicado. Não posso estar satisfeito com o resultado, perder é sempre mau, seja contra quem for, e tenho de cumprimentar os jogadores, deram o máximo, foi isso que lhes pedi ao intervalo, para darem o máximo, que ninguém os iria obrigar a mais".

2 comentários:

Anónimo disse...

E os juniores pq não colocam aqui?????

Unknown disse...

Vou tratar disso Obrigado, mas foi falha minha. :)