Photobucket

Pequenos, Grandes Limonetes - São os Maiores



Assim nasceram os Limonetes…

Era uma vez, numa terra não muito distante, e onde o Limonete é Rei, que uma criança teve um sonho. Um sonho lindo!!!!

O José sonhou que tinha ido ver um jogo de futebol da 1ª Liga Portuguesa, onde havia a ideia de que era um pouco perigoso levar crianças ao futebol. Mas o jogo, ao qual José “assistiu”, era um jogo diferente.

Os jogadores cumprimentavam-se sempre que algum, sem querer, magoava o adversário. O árbitro, pessoa muito respeitada, era acarinhado por todos, independentemente dos juízos que poderia fazer, já que “errar é humano”. Os espectadores, esses, incentivavam com elogios, palavras agradáveis, palmas, palmas e mais palmas…

Nisto o José acordou, com o barulho ensurdecedor que se fazia no campo. A Naval estava a ganhar e o público, que enchia o estádio, estava em delírio!! Ainda bem que acordara, já que eram horas de ir para o ATL, e contar a todos os seus colegas que bom tinha sido aquele sonho, e o jogo que “assistiu em directo”.

Logo que chegou ao ATL, contou a todos, e pediu mesmo a uma das monitoras que, se fosse possível, levassem todos os meninos e meninas a assistirem a uma partida de futebol igual à do seu sonho.

A monitora disse-lhe que essas partidas só existem no imaginário das crianças, mas que seria possível tentar tornar realidade o sonho do José. Era só levar para os estádios de futebol a Educação para os Valores que tem recebido, as Regras de Cidadania, do Respeito, Compreensão e Aceitação do outro que tem aprendido todos os dias no ATL e na escola.

Foi assim que os Limonetes nasceram. Nasceram do desejo de poderem assistir ao vivo a partidas de futebol sem palavrões, insultos e pancadarias, e no fundo, do desejo de apoiarem a Naval 1º de Maio, clube mais antigo, e que este ano, pela primeira vez se encontra entre os maiores do nosso futebol.

Os Limonetes têm uma função lúdico-pedagógica, aliando o respeito e a educação ao desporto e ao lazer, dando ao Desporto Rei um suave e delicioso aroma a Limonete.

Meninos e Meninas do ATL de Tavarede.

Ora aqui está o que foi prometido pelo “onavalista”: uma apresentação formal, por carta dos próprios Limonetes, escrita e apresentada em 2005.
Afinal estes pequenos maiores do mundo já existem há quatro anos, a apoiar incondicionalmente a Naval 1º de Maio!

È realmente notável o e apoio incondicional dos Limonetes à Naval.
No estádio paira sempre o agradável “cheirinho” dos nossos Limonetes, para animar mais a festa. Dedicado a eles vou colocar um cantinho de fotos em slide no blog. Mas para isso proponho aos pais, amigos e próprios Limonetes, que, quando forem ao estádio, tirem fotos e enviem para o meu e-mail. Serão publicadas e colocadas em slide para todos os que querem conhecer e os visualizarem no blog como uma pequena grande claque.

Vamos a isso, dar a conhecer os NOSSOS LIMONETES. (Obrigado à monitora do ATL, à Drª Paula que é a coordenadora pedagógica deste concelho, pelo envio da carta e também pelo apoio de todos os pequenos, não esquecendo um especial agradecimento à Marcha do Vapor pela disponibilização das fotos do Limontes aqui apresentadas).

4 comentários:

Anónimo disse...

ora aqui esta uma verdadeira lição de vida, de civismo e fair play.
a estes miudos a Naval só tem de tratar bem.
quem tem apoiantes assim deve ter muito orgulho neles.
continuem!!!

Anónimo disse...

deixe-me só fazer um reparo. A Dª Paula, como lhe chama, não é monitora do ATL, a Drª Paula é a coordenadora pedagógica deste Centro. O seu a seu dono!!
E não haja dúvida que ela é a mentora deste maravilhoso projeto.
Aos Limonetes os meus parabens, e a si felicito-o pela iniciativa.
luis

Unknown disse...

Luis, obrigado pela correcção, mas a informção foi-me assim transmitida, mas se o diz, já passei a corrigir, obrigado pela ajuda. Abraço

Anónimo disse...

fiquei agora a saber desta maravilhosa claque. Eles têm algum apoio da Naval? Se não têm é urgente que o façam. Vivam as crianças e a maneira bonita que arranjaram de ver o futebol.
Um Coimbricense.