Photobucket

Paços de Ferreira 1 - Naval 1º de Maio 3

Ficha do Jogo
 
Jogo no Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira.

Paços de Ferreira - Naval 1.º Maio, 1-3
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Fábio Júnior, 19 minutos.
0-2, Camora, 38.
1-2, João Real, 66 (na própria baliza).
1-3, Kelly, 69 (na própria baliza)
Equipas:
- Paços de Ferreira: Coelho, Baiano, Danielson (Candeias, 46), Kelly, Jason, Filipe Anunciação, André Leão (Carlitos, 70), Maykon (Leandrinho, 46), Bruno, Pizzi e Romeu Torres.
(Suplentes: Cássio, Jorginho, Manuel José, Fábio Pacheco, Carlitos, Candeias e Leandrinho).
- Naval 1.º Maio: Peiser, Gómis, João Real, Diego Ângelo, Bruno Lazaroni, Carlitos, Camora, Godeméche, Giuliano (Davide, 87), Michel Simplício (Marinho, 62) e Fábio Júnior (Bolívia, 76).
(Suplentes: Bruno Jorge, Adriano, José Mário, Davide, Marinho, Bolívia e Ouattara).
Árbitro: João Capela (Lisboa).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Filipe Anunciação (29), Danielson (45), André Leão (51), Jason (73).
Assistência: cerca de 900 espectadores.

Melhores Momentos


Resumo

A maior experiência e grande eficácia em lances de bola parada valeram hoje à Naval 1.º de Maio a primeira vitória em casa do Paços de Ferreira, por 3-1, em jogo da 27.ª jornada da Liga Sagres.
O conjunto da Figueira da Foz, justo vencedor, interrompeu um jejum de vitórias que durava há mais de um mês, desde 12 de dezembro, quando derrotou em casa a União de Leiria, por 1-0, num resultado que praticamente hipoteca as aspirações pacenses, sem vencerem desde há cinco jornadas, de atingirem uma competição europeia.

Com este resultado, as duas equipas ficaram igualadas na classificação, com 33 pontos, numa posição tranquila, mas podem ser ultrapassadas pelo Nacional.

A Naval 1.º de Maio demorou algum tempo a colocar em prática o 3-5-2 trabalhado por Augusto Inácio, que permitiu travar as investidas pacenses pelas faixas laterais e criar vantagem numérica nos lances de contra-ataque.

Em 4-3-3, o Paços de Ferreira teve mais posse de bola, mas viu-se ultrapassado em dois lances de bola parada, muito bem trabalhados pelos forasteiros, que possibilitaram golos fáceis a Fábio Júnior e a Camora, aos 19 e 38 minutos, respectivamente.

No primeiro livre, na direita do ataque figueirense, Bruno Lazaroni centrou cruzado para Diego Ângelo, na área, que, de cabeça, colocou na zona frontal em Fábio Júnior, que inaugurou o marcador.

Na segunda falta, marcada do mesmo local do campo, os pacenses esperaram novo centro largo, mas Bruno Lazaroni optou por um passe curto para Godeméche, que, livre de marcação na área, assistiu Camora.

Já nos descontos do primeiro tempo, a Naval esteve à beira de fazer o terceiro golo, novamente na cobrança de um livre, naquilo que seria um resultado demasiado penalizador para os pacenses.

A formação nortenha, mesmo sem os titulares e experientes Ricardo e Leonel Olímpio, castigados, podia ter marcado por Romeu Torres, aos 33 minutos, e Pizzi, por duas vezes e quase escandalosamente, aos 09 e 44.

O técnico pacense, Ulisses Morais, arriscou ao intervalo, com as entradas de Candeias e de Leandrinho, nos lugares de Danielson e Maykon, e viu os resultados desta aposta aos 66 minutos, quando Leandrinho centrou e o defesa figueirense João Real, na tentativa de intercetar, introduziu a bola na própria baliza.

O golo pacense colocava a equipa na disputa do jogo, mas três minutos depois, aos 69, Kelly, num corte infeliz na sua área, devolveu o 'brinde' e deu novamente à Naval a vantagem de dois golos no jogo, resultado que não voltaria a sofrer alterações.

Destaques

Lazaroni

É um verdadeiro líder dentro de campo e mostrou essa faceta em Paços de Ferreira. Não só foi um exímio recuperador de bolas, como esteve em destaque no lançamento do jogo ofensivo da Naval. Inteligente na forma como cobrou os dois livres no primeiro tempo que se traduziram em golos para a Naval. Se a lição estava preparada, cumpriu na perfeição. Se imaginou os lances no momento, saliente-se o génio.

Fábio Junior

Fez o primeiro golo da Naval, num lance pleno de oportunismo. Mas Fábio Junior não se limitou a aparecer para encostar. Recuou várias vezes, não se escondeu da bola e procurou levar a equipa para a frente. Mais activo que Michel Simplício, sobretudo no primeiro tempo, chegou a dar a impressão que estava em todo o lado. Saiu esgotado, na segunda parte. Uma boa adição que a Naval descobriu em Dezembro.

Godeméche e Giuliano

Lazaroni assumiu protagonismo, mas não se pode dizer que esteve mal acompanhado. O meio campo da Naval fez um jogo muito positivo neste final de tarde, em Paços de Ferreira, e Godeméche e Giuliano também saem com nota positiva. Giuliano esteve muito activo na disputa de bola e não deu espaço a Bruno e André Leão para armarem jogo. Godeméche apoiou a dupla da frente com sucesso assinalável e ainda assistiu João Real para o segundo golo figueirense.

Peiser

Final de tarde inspirado. Mais um, aliás, uma vez que este francês já entrou, definitivamente, no leque de bons guarda-redes da Liga. Começou por negar o golo a Pizzi e fê-lo, de novo, a Romeu Torres, com o pé, num lance em que parecia estar batido, pois fazia o movimento inverso ao da bola com o corpo. Mais tarde tirou o pão da boca a Pizzi, quando nas bancadas já se previa o golo pacense. Apenas a salientar uma ou outra desatenção nas bolas aéreas, corrigidas pelos companheiros.

Reportagem

Augusto Inácio, técnico da Naval, em declarações na sala de imprensa, no final do triunfo arrancado em Paços de Ferreira, por 1-3: «Foi uma boa resposta dos meus jogadores, depois de tudo o que aconteceu na terça-feira. Durante os treinos tentámos mais falar, incentivar, apelar ao profissionalismo deles e hoje estou contente pelos jogadores. Mereceram esta satisfação. Não apaga a nossa tristeza mas deram imagem de um grupo que quer continuar a ganhar, a trabalhar e a honrar a camisola da Naval.»

«Por todo o esforço que este clube faz para dar as melhores condições, não há duvida que esta vitória é dedicada ao presidente Aprígio Santos. O sonho dele era estar na final do Jamor e não foi conseguido, hoje não digo que seja uma satisfação, mas atenua a tristeza.»

«Quero destacar, também, o Lazaroni que, noutras circunstâncias, poderia ir ao Brasil por causa do nascimento da filha, mas quis ficar para jogar e só agora vai ver a filha. E acho que merece o registo também a nossa claque. São poucos mas estão em todo o lado, são fiéis à Naval e aos jogadores.»

Michel Simplício, avançado da Naval, em declarações no final do encontro frente ao Paços de Ferreira, que a Naval venceu por 1-3:  «O nosso principal objectivo era vencer para apagar um pouco a decepção que foi a derrota na Taça de Portugal. O futebol é assim, grandes equipas têm grandes decepções. Este triunfo serviu para levantar a cabeça e mostrar que estamos cá.»

Sobre os primeiros dois golos, muito parecidos: «Marcámos dois e tivemos ainda um terceiro, igual, que por pouco não deu golo também. São jogadas que temos vindo a trabalhar. Hoje podemos mostrar o muito trabalho que temos feito, tivemos a ocasião certa para a pôr em prática e fizemos golos».

Fonte: O Jogo,iol Diário,Mais Futebol&Record
 

1 comentários:

Anónimo disse...

Exelente vitória e manutenção matematicamente garantida!Parabéns aos jogadores,técnicos e dirigentes.Para o anos estamos de novo no principal escalão do futebol nacional,com todo o mérito.O futuro é para crescer.Contamos consigo Aprigio.FORÇA NAVAL!