Photobucket

Opinião… Em causa o www.naval1demaio.com


Nuno Oliveira é um navalista assumido. Estudante de Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro, foi durante algum tempo responsável pela manutenção do site Oficial da Naval 1º de Maio. Entusiasmou-se quis ir mais longe, mas acabou por chocar numa barreira que ainda hoje não conseguiu perceber.

Opinião… Em causa o www.naval1demaio.com

Antes de começar a escrever o que me trás por cá importa fazer desde já um ponto prévio. E serve esse ponto prévio para dizer que se este texto surge apenas agora é pelo facto de não me sentir a pessoa mais indicada para o fazer. Mas tendo em conta que ninguém mais imparcial se aventurou a escrever sobre este tema, pelo menos que seja do meu conhecimento, avanço para a construção deste texto avisando desde logo para a parcialidade do meu ponto de vista.

E escrevo porque hoje, um ano e qualquer coisa depois de ter deixado o site à sua sorte, continuo sem perceber o que ganhou a Naval e os seus adeptos com a minha saída. Como estudante da área e, principalmente, como adepto da Naval, parece-me que o nosso clube não ganhou muito, para não dizer nada, com essa situação. Embora muita gente ignore tal facto a verdade é que durante o período em que o site foi da minha responsabilidade tudo o que se fez foi feito exclusivamente por mim e muito do que não se fez foi por não haver disponibilidade de quem de direito. Ideias, essas, não faltaram.

A questão, no entanto, parece-me efectivamente mais profunda. Se é certo que a Naval tem hoje uma página oficial muito ao nível do seu campo de treinos também é certo que um site, por mais espectacular que seja, de nada serve quando este é um elemento único numa estratégia de marketing, na Naval, inexistente.

E é exactamente por isso que me sinto obrigado a fazer uma questão: Valerá a pena a Naval ter uma página oficial? Valerá a pena a Naval gastar dinheiro para ter um espaço que, de todo, não serve para nada se não for acompanhado de outras estruturas como, a título de exemplo, uma loja de produtos oficiais? A minha opinião sobre este assunto é que não, não vale a pena no actual estado de coisas.

Só valerá a pena a Naval gastar dinheiro com uma página oficial decente quando vir nela um importante meio de comunicação com vista à divulgação do clube e ao fortalecimento duma relação adepto/clube. Parece-me absurdo que em pleno séc. XXI e com a expressão “Sociedade da Comunicação” a entrar-nos pela casa todos os dias haja ainda um clube de primeira liga do futebol nacional que não veja na comunicação e no marketing um importante nicho de mercado a conquistar, mas há, e é o nosso.

Pela minha experiência no site da Naval sei que havia público para justificar um investimento sério na página Web, os concursos de oferta de bilhetes provaram-no. Não sendo este o rumo prioritário da Naval, o que é respeitável, reconheço que não faz qualquer sentido investir nesta vertente, sendo que qualquer que seja o investimento real do clube na presente página é, a meu ver, um monumental desperdício de recursos.

Da minha parte posso dizer, apenas por mera curiosidade, que não recebi qualquer valor pelo serviço prestado uma vez que aceitei o convite apenas pelo desafio e pela certeza de que seria capaz de alterar um pouco o rumo da vida do site. Para a época seguinte fiz as exigências que me pareceram naturais para dar continuidade ao trabalho, exigências que passavam, em parte, por uma mudança de atitude do clube para com a sua página. Aparentemente, porque nunca ninguém mo disse pessoalmente, as exigências não foram aceites e eu segui o meu rumo de simples adepto da Naval que era, sou e serei e a consciência tranquila de não ser um pára-quedista.

Sem mais nada relevante a acrescentar, e com um esclarecimento que mais do que importante me parecia interessante, despeço-me. Se já nãos nos voltarmos a ver, um bom Natal a todos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Já dei a minha opinião na MAracho do VApor. O Sr.Aprigio tem que começar a escolher melhor as pessoas com as quais se rodeia na direcção da Naval...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu tambem ja coloquei o meu comentário no Marcha. Não podia faltar a esta brilhante informação. Eu sei que é repetir mas é preçiso alguem ver estas coisas. Abraço e Obrigado