Photobucket

Salários em atraso - Nove clubes arriscam exclusão das competições profissionais

Lisboa, 21 Mai (Lusa) - Nove clubes registam atraso no pagamento de salários aos jogadores, arriscando a exclusão das competições profissionais ou desclassificação, a três dias do final da Liga e da Liga de Honra.


A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) determinou, nos pressupostos financeiros de candidatura aos dois escalões profissionais, que os clubes têm de fazer prova da inexistência de dívidas aos seus jogadores na época em curso.

Nos processos de candidatura a apresentar até 1 de Junho na Liga os clubes ou SAD têm de fazer prova que no final dos campeonatos, domingo 24 de Maio, tinham honrado os compromissos salariais com todos os jogadores.

No topo dos incumpridores surge o Estrela da Amadora, quarta-feira punido com a subtracção de três pontos por incumprimento fiscal, que apenas pagou parte de um mês aos jogadores, que receberam ainda um valor referente a dois meses através do Fundo de Garantia Salarial, do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

Apesar de contar com uma nova Comissão de Gestão, o "aflito" Vitória de Setúbal ainda detém cerca de quatro meses de ordenados em atraso, mesmo depois de ter pago, a 14 de Maio, metade de um salário.

Belenenses, que ainda luta pela permanência na Liga, e o tranquilo Leixões pagaram o mês de Fevereiro, enquanto a Naval 1.º de Maio saldou recentemente metade dos vencimentos de Março.

No emblema figueirense, os jogadores com vínculo para a próxima época "acordaram" receber os vencimentos dos últimos meses de competição durante a interrupção do campeonato, enquanto a direcção assumiu a responsabilidade de saldar estes ordenados até domingo, a quem termina contrato.

Na Liga de Honra, além do Boavista, que deve seis meses, também o Varzim regista quatro meses de atraso, enquanto o Beira-Mar pagou pela última vez o mês de Janeiro e o Estoril-Praia saldou recentemente metade do mês de Fevereiro.

Caso os clubes não consigam provar a inexistência de dívidas aos jogadores, segundo a LPFP, incorrem em sanções que passam pela desclassificação à divisão inferior na temporada 2009/10, a perda do direito de promoção ou a exclusão das competições profissionais.

Os novos pressupostos financeiros determinam também que a massa salarial não pode exceder 70 por cento das receitas ordinárias, as quais têm de cobrir igualmente todas as outras despesas ordinárias.

Os clubes vão ser mais fiscalizados por parte da Liga e até a 01 de Março de 2010 estão obrigados a apresentar as suas contas no organismo, que as verificará através de uma comissão própria.

Clubes e SAD ficam também obrigados a apresentar garantias bancárias de 10 por cento do total dos seus orçamentos para época 2009/10, bem como certidões do Fisco e da Segurança Social a atestar a inexistência de dívidas.

Os processos de candidatura devem ser entregues até 01 de Junho de 2009 e a LPFP divulgará quais as equipas inscritas nas duas provas até 30 de Junho.

Primeira Liga

Clube Vencimentos em atraso
Estrela da Amadora Nove meses
Vitória de Setúbal Cerca de quatro meses
Belenenses Dois meses
Leixões Dois meses
Naval 1º de Maio Um mês e meio

Liga de Honra

Clube Vencimentos em atraso
Boavista Seis meses
Varzim Quatro meses
Beira-Mar Três meses
Estoril-Praia Dois meses e meio

Vamos aguardar que a Naval, resolva este problema até ao final de Domingo, para que não seja desqualificada. Força Aprígio e dirigentes da Naval.

Fonte: Lusa/fim

0 comentários: