Photobucket

A importância de um sintético nos dias de hoje


Por forma a esclarecermos as pessoas sobre a importância de um campo sintético, nos dias de hoje, para a prática do futebol e outros desportos, convidámos um especialista de uma empresa de aplicação de relvados sintéticos a explicar-nos quais as características e vantagens deste tipo de relvado.
O Sr. Mário Viana, do departamento comercial da empresa Greenpark, acedeu gentilmente ao nosso pedido e explica aqui, em entrevista, o porquê da necessidade deste tipo de relvado.




1 - Quais as características técnicas do sintético ( isto em termos gerais)?

Os sintéticos são compostos pela tela de suporte a que se dá o nome de Backing, os fios que são cosidos a essa tela e o latex que é aplicado na parte de baixo da tela para proteger a mesma e “trancar”  os fios cosidos à tela de suporte. Os fios podem ser fibrilados ou monofilamento com 60mm no caso do futebol 11.



2 - Quais as vantagens e desvantagens ( se existem) em relação ao campo pelado? 

A) em termos de utilização; ( nomeadamente questões técnicas, como por exemplo: ressalto da bola quando esta bate no chão. Esse tipo de situações, que prejudicam/ ajudam a performance dos atletas).

Obviamente que a performance é muito melhor porque o ressalto da bola no sintético é menor e uniforme, a bola rola menos o que permite ao jogador um melhor controlo da bola.
No fundo era a diferença que encontrávamos entre um pelado e um relvado natural. O sintético vem tomar o lugar do relvado natural.

B) em termos de conservação/ manutenção.
C) durabilidade.

Não faz muito sentido comparar pelado e sintético nestas dimensões porque são muito diferentes, mas sim relvado natural e sintético.
Um pelado quase não tem conservação e a manutenção é alizar a terra antes dos jogos, pode durar uma vida bastando ir acrescentando terra (saibro).
Um sintético e um natural aí sim a comparação faz sentido: o natural tem uma manutenção diária, dispendiosa e muito técnica enquanto o sintético não necessita de manutenção diária, menos dispendiosa e pouco técnica o que facilita os clubes. No entanto, para se retirar o máximo de qualidade de um relvado sintético é necessário uma manutenção cuidada.

O relvado natural pode durar muito tempo, bastando ir semeando mais relva nos locais de maior utilização, mas isso é um custo.
O relvado sintético com as características ideias dura entre 5 a 12 anos dependendo da utilização e da exposição solar.



3) Outras notas pertinentes que possa acrescentar.

Pela a experiência que a Greenpark tem vindo a adquirir ao longo dos tempos com instalações de relvados sintéticos em Portugal e especialmente no estrangeiro, espanta-nos como não existe em Portugal uma entidade estatal ou privada que certifique a qualidade dos campos construídos em Portugal.
Esta falha tem levado ao crescimento selvagem deste mercado onde tudo é possível e permitido, desde:
- bases mal construídas e pouco planas
- relvados diferentes dos propostos
- granulometria da borracha diferentes da estipulada na ficha técnica da relva
- Menos quantidade de borracha do que é estipulado na ficha técnica da relva.

Tudo isto devido à luta normal que existe entre concorrentes no que toca ao preço de venda. 
Esta luta tem vindo a prejudicar o Estado através das autarquias e os clubes que muitas vezes são enganados porque não sabem o que estão a comprar.
A decisão de compra tem ficado nas mãos das autarquias e muitas vezes até dos clubes que obviamente não têm o mínimo de formação para escolher a melhor proposta muito menos para se certificarem que aquilo que vão instalar é aquilo que lhes foi proposto. 
Formar todos os técnicos das autarquias e todos os dirigentes de clubes é impossível mas é possível formar 10 pessoas para controlar as construções e instalações de relvados sintéticos em Portugal.

4) Sintético é uma opção viável porque ...

Permite 24 horas de utilização, 7 dias por semana com características muito semelhantes às dos relvados naturais.
Os relvados naturais por sua vez permitem apenas 10 ou 15 horas semanais de utilização o que face ao custo é um exagero.

Fotos: Greenpark

Agradecemos pela disponibilidade demonstrada e pela gentileza com que fomos tratados, pelo Sr. Mário Viana e desejamos sucesso para a empresa, que se disponibilizou a ceder a informação.

0 comentários: